quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tratar abcessos em gatos e cães

Como tratar de abcessos?

Bom, na última postagem, expliquei um pouco sobre mim, na verdade sobre os animais que tive e tenho, e citei que a minha atual gatinha, a Laurinha, a pouco entrou numa briga com um outro gato e saiu com uma pequena ferida no bumbum. No dia seguinte, lá pelas 6h, ao tentar ir "ao banheiro" no quintal de casa, o mesmo gato a atacou novamente e desta vez a ferida ficou bem maior. Hoje ela já está recuperada, ainda faltam nascer pelos na região, fora isso, mais nada...

Gostaria de lembrar que não sou veterinária, portanto, aconselho antes de mais nada que se seu cão, gato, ou seja qual for o bichinho, que você o leve a um veterinário, pois ele estudou e é profissional na área. Portanto, todas as experiências citadas são de minha autoria, apenas estou compartilhando e tentando ajudar outras pessoas a cuidarem dos seus bichinhos com o que eu aprendi com os meus.

Primeiro, você deve identificar o grau de infecção que está a ferida. Se estiver uma ferida aberta, daquelas que você quase vê o osso, leve-o ao veterinário, pois uma infecção pode acarretar na vida de seu animalzinho. Caso seja uma ferida superficial, daquelas em que somente a pele foi arrancada - maldade dizer superficial, né?! hehehe - você mesmo pode tentar tratá-lo em casa. Mas para isso é necessário verificar uma outra coisa: A quanto tempo seu bichinho está ferido?
Se foi no mesmo dia em que você começar o tratamento, ótimo! Quanto menos tempo tiver sido, menor o risco de uma mosca procriar nesta ferida. Existe um remédio que é vendido em petshops para matar larvas e para afastar moscas. No meu caso, tratei a ferida da Laurinha imediatamente, então não foi necessário nenhum dos dois.

Materias para o tratamento que utilizei:

  • 1 vidro de soro fisiológico
  • 1 vidro de Rifocina
  • 1 caixinha de algodão
  • 1 coleira abajur ou 1 chapa de raio X
Você ainda pode utilizar:

  • 2 comprimidos de antinflamatório
  • 1 vidro de tranquilizante

A primeira coisa a se fazer é limpar a ferida. A limpeza é 50% do tratamento, as outras 50% ficam por conta dos medicamentos. Você deve lavar a ferida com água e depois com o soro fisiológico. Para não molha demais seu bichinho, você pode colocar um pouco de algodão embaixo.
A segunda coisa é cortar os pelos que ficam sobre a ferida. Os pelos atrapalham que o abcesso cicatrize, aí que entra a opção de você usar um tranquilizante. Claro que seu bichinho não vai gostar de alguém mexendo em sua ferida, então isso pode ser uma solução. No meu caso não deu muito certo. Dei 4 gotas com uma colher de leite para a minha gata, ela ficou feito bêbada mas estava com um reflexo bom o suficiente para não deixar ninguém encostar no machucado. No dia seguinte resolvi dar 5 gotas puras, sem mistura. Também não adiantou, não ficou calma nem por reza! Antes de dar este tranquilizante, por favor, leiam a bula, ok? Você tem a opção de dar puro ou misturado, aconselho puro, pois misturado o efeito não é eficaz. Agora, o que eu fiz? Cortei os pelos pouco a pouco, às vezes quando ela estava distraída, outras vezes quando ela estava dormindo... Mas não foi fácil, tive que persistir para isso.
A terceira coisa é colocar a coleira abajur ou a placa de raio x. A coleira custa em média de R$10,00, mas caso não tenha grana no momento, corte uma placa de raio x, sabe aquelas que fazemos quando quebramos a perna, ou quando estamos com suspeita de sinusite? É essa mesma. Primeiro coloque a placa no seu bichinho, em forma de cone - cuidado para não sufocá-lo, né?! - passe uma fita crepe e corte para ajustar o tamanho. Depois passe fita nas pontas que você cortou para não machucá-lo. Está pronto!
A quarta coisa é passar a Rifocina. Sim, a mesma que usamos nas pessoas para tratar feridas. Alguns dizem que não é recomendável usar medicamento de pessoas em animais, isso é verdade, mas no caso da Rifocina não há problemas. Um outro medicamento poderia até envenenar seu bichinho, portanto, atenção!

Você ainda pode usar um comprimido antinflamatório. Divida em 4 pedaços e dê 1 pedacinho de 12h em 12h. Coloque no meio daquelas comidas enlatadas para gatos e cães. ele nem vai perceber. :)
Repita o procedimeto de limpeza em torno de 3 a 4 vezes ao dia, até a ferida do seu cão/gato ficar cicatrizada.

Espero ter ajudado e dividir mais experiências com vocês!

25 comentários:

Anônimo disse...

Ótimas instruções, adorei a parte do comprimido... Realmente é aconselhável sempre procurar Veterinário, afinal estudamos 5 anos para isso.
A tranquilização não deve ser feita em casa. Os tranquilizantes inibem algumas funções que podem ser vitais (como a manutenção da temperatura d corpo). Deixe essa parte para o veterinário.

Edite evangelista disse...

Poxa vida! vou fazer isso. minha cachorra está com uma ferida,que já está chegando nos orgãos genitais dela.
estou apavorada.já fiz de tudo.ela está bem aparentemente,mas com esse problema.se conseguir resolver vou comentar depois.

MARILU disse...

Obrigada. Moro em um vilarejo aonde não têm veterinário e sempre que vejo esses comentários têm que levar no veterinário fico triste que as pessoas não compreendam que muitas vezes é por que não dá de alguma forma.

Unknown disse...

Meu gatinho está com uma ferida exposta na parte de trás perto do rabo, ele tbm está meio bêbado, anda fraco, caindo... Sem forças p subir em algo, cai qnd vai descer. Já chorei, to c muita pena dele.

Unknown disse...

Sou paranoica cm meu gato. kkkk Ele estava com uma sarna nas orelhas, que não queriam sarar por nada. E olha que ele é criado preso e não sai pra rua. Passei saralogo mas não resolveu. Ai resolvi ir pra rifocina, espero que dê jeito.

Santa Efigênia disse...

Deu certo a rifocina? Acho que minha gata está com sarna na orelha também e no momento estou muito apertada pra levar no vet.

Santa Efigênia disse...

Deu certo a rifocina? Acho que minha gata está com sarna na orelha também e no momento estou muito apertada pra levar no vet.

Unknown disse...

Deu cert?

Unknown disse...

Deu cert?

Joffrey disse...

Gente, rifocina não serve para sarna. Rifocina é antibiótico e não sarnicida. Antibiótico é usado quando tem infecção bacteriana, podendo no caso de tópico ter pus (aquela secreção amarela).
Cuidado ao ficar tratando gato sem orientação. Não sou vet, mas já tive alguns gatos e por experiência sei que o tratamento de um gato para um cachorro é diferente. Gato são sensíveis e dar qualquer medicamento pode piorar o estado dele.

Unknown disse...

Nao acredito no que estou lendo, fala sério. Levem o bichinho ao veterinário POR FAVOR

Unknown disse...

Nao acredito no que estou lendo, fala sério. Levem o bichinho ao veterinário POR FAVOR

thais marques disse...

Infelizmente há lugares no Brasil, que não há nem médicos, que dirá veterinarios.
Temos que fazer algo pra não ver nossos animais sofrerem.

Camilo Souza disse...

Erika, parabens pelas dicas. Mesmo 6 anos após você ter postado aqui, vejo a utilidade deste procedimento.

Unknown disse...

Gastei uns 500 reais com meu gato no veterinário para tratar uma ferida aberta e mesmo assim meu gatinho acabou morrendo. Então estou meia decepcionada com essa clinica, as vezes as pessoas parecem ter mais experiência q os veterinários...

Lis disse...

Veterinário de cidade de interior não é bom não. Descobri q era abcesso pq pesquisei mas levei em dois e outro está querendo dar ponto no buraco que abriu na perna. Agora estou sem saber o que fazer. Cheguei a levar pra outra cidade perto mas no raio x nao deu nada e voltamos pra casa. Depois de 2 dias estourou.

Lis disse...

Ah...ja se foram 900,00

Unknown disse...

Gente usa advogate para sarna, tem de até 4 kg para filhote e a de 8 kg para adultos, usei na Edwiges que estava com sarna na orelha e no rabo, melhorou em uma semana, é um purao que vc aplica na parte de trás do gato para não ter risco dele lamber, na bula explica tudo certinho, comprei por 70,00 reais pq o veterinário dela indicou.

Unknown disse...

Gostei muito do comentário, estou pensando em fazer na minha gata estou preocupada com ela, aconteceu um acidente derrubei água fervendo nela e ela gritou e chorou muito depois de 4 dias caiu o pelo a apareceu a ferida nossa tá horrível não sei oq fazer pq levei no veterinário só passou uma pomada pra passar mais o couro já está saindo e grudando nos pelos pq ele disse q não precisava cortar é minha primeira gata não sei oq fazer se alguém puder me dizer oq fazer agradeço obrigada 😊😉 estou querendo lavar com soro o local pois está vermelho e com bolinhas amarelas.. por favor me ajude

Unknown disse...

gente minha gata Fiona
se lascou a patinha um buraquinho pequeno uma duvida sobre RIFOTRAT
ALGUEM USOU? POIS PARECE QUE ARDE NO GATO
DOI MUITO! ELA RECLAMA
ALGUEM JA USOU ISSO É NORMAL?


Unknown disse...

Oi adorei a dica meu gato se envolveu m uma briga e está com um ferimento enorme, só que ele é muito arisco, vem em casa a noite e quando amanhece ele some e eu não consigo segurá-lo, mas hj mesmo eu estou indo comprar tudo isso

Unknown disse...

Sera que faz mal o gato lamber onde foi aplicado?

Unknown disse...

Meu gato também se envolveu numa briga na rua " ficou com a pata machucada ñ levei no veterinário " daí cicatrizou e depois de 20 dias a pata inchou e deu tipo um abscesso " daí levei a veterinária receitou antifamatorio e antibióticos " usei o colar tipo abaju ficou filé sarou tudo " Mais pra minha grande tristeza depois de um mês a pata ficou de novo inchado e surgiu no mesmo lugar outro abscesso " ñ sei o que fazer simplesmente estou repetido a receita "

Unknown disse...

Tbm quero saber...

Unknown disse...

Peguei um cachorrinho na rua cheio de sarna. Levei no veterinário, dei remédio e nada. Uns dias depois de tanto ele sofrer, ja estava ate morrendo fomecei a pesquisar por conta propria e vi a receita de oleo com enxofre. Pode ser oleo vegetal, de côco ou de cozinha mesmo. Passei nele 3 dias. O bicho reviveu.

Postar um comentário